Planejando o Data Storytelling

Planejando o Data Storytelling

Um dos desafios dos profissionais que precisam apresentar dados em reuniões ou mesmos palestras é atrair a atenção de seu público-alvo.

Esse desafio nas empresas se intensificou com os processos de transformação digital que exige uma tomada de decisão mais racional do que intuitiva, forçando as equipes a analisarem dados cada vez mais rápido.

Curso de Data Storytelling: turma realizada em Brasilia-DF com profissionais de várias áreas. (Parceria Escola de Gente e Gestão).
Agradeço aos alunos pelo empenho e resultados alcançados

Uma orientação aos profissionais de Data Science, Áreas financeiras, de gestão, engenharia e outras é para que apreendam a contar a história dos dados, o “tal” do Data Storytelling. E assim facilitar a comunicação entre apresentador e público-alvo.

Data Storytelling é um conjunto de técnicas que orientam uma apresentação de informações e insights de dados para um determinado público.É a forma de contar a história dos seus dados. (Carnevalli. S., 2019)

Data Storytelling: Identificar o objetivo do Público-Alvo

Mas contar essa história dos dados exige um planejamento. Recentemente desenvolvi e apliquei uma metodologia ágil de planejamento de Data Storytelling (que em breve será lançado em livro) para facilitar o trabalho e principalmente a comunicação entre os profissionais da equipe.

O planejamento acontece nas seguintes etapas:

  • Identificar o Público-Alvo (quem quer ver as informações e insights dos dados)
  • Qual objetivo do Público-Alvo
  • Como será a apresentação (local, infraestrutura, notebook, smartphone, projeção, papel?)
  • Obter dados disponíveis e listar dados não disponíveis que podem ajudar
  • Analisar os dados com foco no objetivo do público-alvo
  • Construir a história (tema central, argumento, storyboard, tipos de visualizações (gráficos) utilizados.
  • Desenvolver a apresentação com as visualizações
  • Apresentar

Um dos resultados desse processo de planejamento é ser mais assertivo nas análises de dados que precisam ser feitas e com isso otimizar tempo e evitar retrabalho.

A fase de planejamento é uma oportunidade para desenvolver o trabalho em equipe, uma vez que demandamos de profissionais de diversas áreas (TI, Gestão, Estatísticas, Artistas entre outros) para ter uma eficiência maior na análise de dados.