Empresas de inteligência artificial

Empresas de inteligência artificial

O pensamento chave hoje e crucial para sobrevivência da maior parte das empresas é se tornar uma “empresa inteligente” que desenvolve soluções criativas para alavancar novos negócios.

Um caminho é tornar-se uma empresa de inteligência artificial.

A Inteligência Artificial traz conceitos desde a época dos filósofos gregos antigos, se consolida como campo de estudo na Dartmouth Conference 1956 e avança nas décadas seguintes com o desenvolvimento da tecnologia de informação.

Aristóteles e Alexandre. Gravura de Charles Laplante.

De uma forma bem prática, podemos dizer que a AI (Inteligência Artificial) é uma tecnologia que permite que sistemas simulem a inteligência humana, executando tarefas e tomadas de decisões de forma autônoma. Essas tarefas e decisões são realizadas a partir de padrões pré-definidos com referência a dados transformados em informação.

Com isso para se tornar uma empresa de inteligencia artificial é necessário adquirir conhecimento a partir dos dados. E dessa forma é essencial que oda empresa funcione em torno da inteligência artificial, adotando uma estratégia de aquisição dados de forma integrada, utilizando ferramentas para transformá-los em informação e permitir que as equipes compartilhem esse conhecimento no dia a dia.

Na AI FRONTIERS CONFERENCE, que aconteceu em novembro de 2018 na Califórnia (EUA), os painéis trouxeram exemplos de aplicações e registraram uma tendência de crescimento exponencial do uso de inteligência artificial na próxima década em todos os setores econômicos.

Fonte: AI FRONTIERS CONFERENCE nov 2018

O painel sobre AI nas Empresas apontou um olhar nas futuras aplicações de IA no ambiente corporativo. Segue algumas dicas para iniciar a jornada e transformar sua empresa:

  • Defina as estratégias de aquisição de dados de forma integrada;
  • Treine sua equipe para compreender os conceitos de “Empresa de Inteligência Artificial”;
  • Busque startups para resolver problemas e demandas ;
  • Monte uma equipe interna unificada de IA, reunindo diversos perfis de profissionais.